HCN prestou mais de 480 mil atendimentos em 2024

Unidade é referência em casos de média e alta complexidade no estado de Goiás, além de contar com o primeiro Centro de Oncologia da rede estadual

Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano - HCN divulga balanço anual de 2024, unidade gerida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento - IMED

O HCN é referência em Goiás, se destacando pelo seu perfil assistencial em oncologia, traumatologia e gestação de alto risco (Foto: Adrielsom Tito/IMED).


 

Conhecido como Gigante do Norte, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN)unidade do governo de Goiás em Uruaçu, faz jus ao seu apelido: realizou quase meio milhão de atendimentos humanizados à população dos 60 municípios que integram a macrorregião do Centro-Norte do estado em 2024.

No período de janeiro a outubro deste ano, o HCN já realizou 383.108 exames laboratoriais e de imagem, 75.103 consultas médicas, oncológicas e multidisciplinares, 15.952 internações, 6.638 cirurgias e 1.054 partos, somando um total de 481.855 atendimentos prestados à população goiana.

Para o diretor assistencial do HCN, João Batista da Cunha, esses números comprovam a importância do Gigante do Norte para a população do interior de Goiás e para a regionalização da saúde no estado.

“Conseguimos mensurar não apenas pelos números os impactos positivos que o HCN traz na vida da população goiana, mas também pela competência técnica de seus profissionais de saúde, eficácia dos tratamentos, acessibilidade aos serviços oferecidos e respeito às necessidades individuais de cada paciente atendido. É muito gratificante saber que temos um hospital que é referência no estado e que dispõe de tecnologia de ponta e de um atendimento humanizado”, destaca o diretor.

Nesses três anos em que atua sob a administração do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), o hospital se consolidou como unidade de referência em casos de média e alta complexidade para a população, se destacando pelo seu perfil assistencial em oncologia, traumatologia e gestação de alto risco.

“A melhor coisa que aconteceu até hoje, aqui em Uruaçu, foi esse hospital. Nele a gente trata, faz todos os exames, é muito bem atendido e não paga nada. Então, eu tenho muito o que agradecer, a Deus e a todas as pessoas que trabalham aqui na oncologia. Se me mandassem escolher outro hospital, eu diria: não, venha aqui no HCN”, relata a senhora Maria do Amparo, paciente oncológica da unidade.

 

Primeiro Centro de Oncologia da rede estadual

Além disso, o HCN conta com o primeiro Centro de Oncologia da rede pública estadual, que tem como objetivo proporcionar atendimento oncológico integral e humanizado para toda a população de Goiás. A unidade é referência em tratamento oncológico no Sistema Único de Saúde (SUS) e já realizou, até outubro de 2024, mais de 14 mil consultas, 768 cirurgias oncológicas, e 3.924 sessões de quimioterapia.

Em 2024, o hospital também foi habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). As Unacons oferecem assistência integral ao paciente com câncer, incluindo diagnóstico, cirurgia oncológica, radioterapia, quimioterapia (oncologia clínica, hematologia e oncologia pediátrica), medidas de suporte, reabilitação e cuidados paliativos.

Outro grande diferencial do Centro de Oncologia HCN é possuir estrutura para receber pacientes encaminhados com suspeita de câncer e realizar os exames necessários para investigar desde os primeiros sintomas. Ou seja, a unidade realiza o tratamento oncológico do início ao fim de forma gratuita, seguindo os princípios do SUS, atendendo pacientes com biópsia confirmada e também aqueles que precisam realizar o diagnóstico, além dos pacientes que estão na etapa de cuidados paliativos.

Além dos equipamentos de ponta, o HCN visa garantir atendimento e recepção humanizados para os pacientes e seus acompanhantes. Com equipe multiprofissional, o hospital oferece tratamento individualizado para cada paciente e disponibiliza também atendimento psicológico e serviço de assistência social, além do acompanhamento dos médicos especialistas.

 

 

Assessoria do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem