Senador destacou que prefeito eleito mostrou comprometimento ao acompanhar todos os trâmites da aprovação no Plenário
Foto: lindomar Gomes.
Em um vídeo publicado no Instagram, na noite desta quinta-feira, 12, o Senador da República Vanderlan Cardoso (PSD) destacou o empenho e a determinação do prefeito eleito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB), na busca pela aprovação de um financiamento internacional no valor de 120 milhões de dólares para o município. O empréstimo, que será contratado junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco dos Brics, foi aprovado pelo Senado Federal na noite da última terça-feira, 10 de dezembro, após intensas articulações lideradas por Vilela.
“Logo que foi eleito, Leandro nos procurou, falando da preocupação com o financiamento de Aparecida. Ele, com a equipe dele e a equipe da atual gestão, estiveram conosco para destravar os processos e liberar esses recursos”, afirmou Vanderlan. O senador ressaltou que o projeto passou pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e, posteriormente, foi aprovado em plenário.
Segundo o parlamentar, Leandro Vilela acompanhou todo o processo de aprovação de perto, demonstrando um comprometimento incomum. “O prefeito passou o dia todo nos acompanhando, vendo os debates, até a aprovação. Eu disse para ele: ‘Prefeito, pode ir, lá no plenário nós vamos defender’. Qual foi a resposta dele? ‘Não, senador. Enquanto não me aprovar, eu não saio daqui.’ E ficou até o fim, por volta de oito e meia, nove horas da noite”, relatou Vanderlan.
O senador também destacou a postura exemplar de Vilela, que, segundo ele, serve de inspiração para outros gestores públicos. “É a diferença das pessoas que têm foco e querem fazer as coisas acontecerem. Por isso, tenho certeza que sua administração será abençoada, porque tem iniciativa, vontade e compromisso com a cidade. Que sirva de exemplo para muitos gestores acomodados”, concluiu.
Os recursos aprovados serão destinados ao Programa de Infraestrutura de Aparecida 100 Anos e contemplam obras de pavimentação de 100% das ruas habitadas, construção de viadutos, implantação de novos eixos estruturantes e melhorias na mobilidade urbana. O financiamento também prevê investimentos em educação, com a construção de 15 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), e em meio ambiente, incluindo a criação de quatro novos parques municipais.
Com parecer favorável do senador Vanderlan Cardoso, o projeto foi aprovado pela CAE no início da tarde da última terça e avançou ao plenário à noite. A operação de crédito, que teve início em 2021, passou por uma rigorosa análise do Tesouro Nacional e do NDB antes de ser aprovada agora no final de 2024. O contrato deve ser assinado em 2025 e o repasse serão feitos por etapas.
Para Vilela, o investimento permitirá transformar Aparecida em uma referência nacional. “Este investimento permitirá que o município supere desafios históricos e se transforme em uma referência nacional em infraestrutura e mobilidade, com todas as ruas habitadas pavimentadas, como sonharam Maguito e Gustavo”, afirmou.