Danos no quadril podem estar relacionados ao consumo excessivo de álcool


 Danos no quadril podem estar relacionados ao consumo excessivo de álcool

Especialista alerta que o consumo excessivo de álcool pode estar ligado ao desenvolvimento de osteonecrose, uma condição que danifica o quadril com riscos de levar à artrose precoce 

O consumo excessivo de álcool é conhecido por causar diversos problemas de saúde, como dependência e inflamações no corpo, além de prejudicar o cérebro. No entanto, o impacto negativo do álcool vai além do que normalmente se imagina, o excesso pode comprometer as articulações, especialmente a do quadril.

De acordo com Isaías Chaves, ortopedista especializado em joelho e quadril, "o excesso de álcool, além de aumentar o risco de quedas e lesões por causa da perda de coordenação motora, é um fator de risco importante para a osteonecrose da cabeça femoral, também chamada de necrose avascular."

Diagnóstico

Os sintomas dessa condição podem variar desde dores no quadril até dificuldades para caminhar, e até mesmo dores no joelho, apesar de o problema estar localizado em outra articulação. O problema é que, no início, esses sintomas podem ser confundidos com outras doenças, como tendinites ou bursites, o que pode atrasar o diagnóstico correto. "Devido à variedade de sintomas, é comum que o diagnóstico na fase inicial seja difícil, e muitos pacientes acabam recebendo diagnósticos equivocados, como tendinites ou bursites do quadril", ressalta o ortopedista.

Tratamento

O ortopedista destaca que a maneira mais eficaz de prevenir a osteonecrose é evitar o consumo excessivo de álcool. Ele ressalta que, uma vez estabelecida, a lesão na cabeça femoral não se regenera, o que pode levar a deformações na superfície articular e ao desenvolvimento precoce de artrose no quadril. "A osteonecrose é uma das principais causas de artrose do quadril em pacientes jovens, que muitas vezes precisam recorrer ao tratamento cirúrgico". O procedimento mais indicado nesses casos avançados é a substituição total do quadril por uma prótese.

E para o especialista, adverte aos cuidados ligados à bebida alcoólica, “a melhor forma de prevenção é evitar o abuso de álcool, quando a osteonecrose se instala, o progresso da doença é geralmente irreversível, levando à dor crônica e à perda de função no paciente", adverte o especialista. 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem