Maio Vermelho: HCN ressalta a importância da conscientização sobre o câncer bucal

O Centro de Oncologia da unidade, primeiro da rede estadual, oferece tratamento oncológico gratuitamente pelo SUS

 

Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano conscientiza a população sobre o câncer bucal e o combate ao Fumo, unidade gerida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED)
O câncer de boca causou a morte de 224 pessoas no estado de Goiás apenas em 2023. Foto: Divulgação

 

Em alusão ao Dia de Combate ao Câncer Bucal e ao Dia Mundial de Combate ao Fumo, celebrados no dia 31 de maio, foi criada a Campanha Maio Vermelho com a missão de conscientizar e reforçar a importância da prevenção contra a doença, mantendo uma boa saúde bucal. As datas foram criadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1987.

O câncer da cavidade oral, mais conhecido como câncer bucal, é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), o câncer de cavidade oral ocupa a oitava posição entre os tipos de câncer mais frequentes e é o mais comum em homens acima dos 50 anos, sendo o oitavo tumor mais frequente no sexo masculino na região Centro-Oeste.

Por isso, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do governo de Goiás referência em tratamento oncológico, alerta para os riscos do câncer de boca e ressalta a importância da conscientização sobre a doença, que causou a morte de 224 pessoas no estado apenas em 2023.

É importante ficar atento aos sinais que podem indicar a presença de um câncer bucal: feridas que não cicatrizam em até 15 dias, manchas vermelhas ou brancas na região da boca, dificuldade para mastigação, dificuldade para engolir ou presença de nódulos no pescoço. “Notando esses sinais, procure um dentista ou médico especialista. A orientação é que se faça visitas periódicas ao cirurgião dentista e ao médico para que essas lesões sejam detectadas o mais rápido possível, favorecendo o tratamento e o diagnóstico precoce”, ressalta o Dr. Hélvio Cardoso, responsável pelo setor de Odontologia do HCN.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tabagismo e o consumo excessivo de álcool estão entre as principais causas do câncer de boca e de parte dos tumores de orofaringe. A obesidade e o baixo consumo de frutas e legumes também estão associados ao risco aumentado, conforme estudo do American Institute For Cancer Research. Outro importante fator de risco para o câncer de lábio é a exposição solar prolongada sem proteção. 

“Cerca de 80% dos casos desse tipo de câncer têm cura se diagnosticados no início e tratados da maneira adequada. E é importante ressaltar também que esse serviço é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ”, afirma o Dr. Rafael de Oliveira, médico oncologista do HCN, unidade administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento - IMED.

 

Centro de Oncologia do HCN

O Centro de Oncologia do HCN, primeiro da rede de saúde estadual, completará dois anos em julho de 2024 e foi inaugurado com o objetivo de proporcionar atendimento oncológico integral e humanizado para toda a população goiana.

Além de toda estrutura de consultórios, salas de infusão de quimioterápicos, leitos de internação clínicos e cirúrgicos, equipamentos modernos, equipe médica e multiprofissional dedicada e especializada, o HCN conta com o profissional do enfermeiro navegador, que faz todo o acompanhamento do tratamento oncológico e visa garantir atendimento humanizado para os pacientes e seus acompanhantes.

Outro grande diferencial do HCN é possuir estrutura para receber pacientes encaminhados com suspeita de câncer e realizar os exames necessários para investigar desde os primeiros sintomas. Ou seja, a unidade realiza o tratamento oncológico do início ao fim de forma gratuita, seguindo os princípios do SUS, atendendo pacientes com biópsia confirmada e também aqueles que precisam realizar o diagnóstico, além dos pacientes na etapa de cuidados paliativos.

O agendamento pode ser realizado para pacientes que já possuem diagnóstico confirmado ou mesmo aqueles que necessitam definir seu diagnóstico. O ambulatório conta com oncologista presente de segunda à sexta-feira, atendendo toda população da região Norte do estado de Goiás. Para mais informações sobre a oncologia, basta entrar em contato pelo WhatsApp 62 3121-5418 e acompanhar o grupo de saúde de Uruaçu: https://bit.ly/3kIL1xu

 

 

Assessoria de Comunicação do HCN

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem