Copom corta taxa Selic em 0,5%; carro por assinatura segue sendo vantajoso

 

Mesmo com a redução da taxa básica, os custos para financiar um veículo ainda são altos, e assinar um carro continua valendo a pena; entenda

Na última reunião do Copom, realizada no último dia 2, ficou decidido pela redução da conhecida taxa básica de juros. A Selic sofreu retração de 0,5%, ficando na casa de 13,25%. O patamar em que se estava a taxa, 13,75%, foi repetida por sete vezes, porém, o comitê entendeu que deveria encerrar esse ciclo com base no comportamento da economia – queda da inflação.

 

A taxa Selic é um dos principais indicadores da economia. Com o corte de meio ponto percentual, o mercado financeiro reage em diversas frentes. Para os investidores, é necessário acompanhar o índice atrelado ao CDI, e para os tomadores de crédito na praça, a tendência é que o custo do dinheiro fique mais barato, sendo os empréstimos e financiamentos de movimentação mais comuns.

 

Nesse contexto, ainda é necessário fazer contas para quem pensa em financiar um veículo, pondera Alan Lewkowicz, CEO do ComparaCar. “Naturalmente, gera-se uma expectativa de baixa nas taxas de juros, o que pode camuflar o custo final da compra de um veículo. A opção de carro por assinatura segue sendo vantajosa, pois desobriga análise de crédito, financiamento a longo prazo e custos atrelados ao contrato que beneficia somente o agente financeiro”, analisa.

 

Ele diz ainda que o carro por assinatura se tornou tendência no Brasil porque os brasileiros notaram a versatilidade em assinar um veículo por um determinado período, com a praticidade de pegar as chaves e sair dirigindo. “O único custo do motorista é o combustível e se eventualmente ele vir a tomar multas. Taxas como IPVA, seguro, manutenção e emplacamento são quesitos foram de cogitação para quem assina um carro”, explica.

 

No entanto – complementa o empresário – é fundamental que se analise tanto do ponto de vista financeiro, como as condições do contrato, período de permanência, valor da assinatura versus custos de compra de um carro; quanto do ponto de vista sentimental, que são motoristas mais conservadores que preferem ter um bem na garagem, ao passo que novos condutores não carregam esse sentimento, e optam por sempre estarem com um carro diferente na garagem.

 

Sobre a ComparaCar

 

Portal que reúne o maior estoque de ofertas de carro para compra ou assinatura consolidadas dos maiores portais de busca como Mercado Livre, iCarros além de locadoras e fabricantes que oferecem o serviço de assinatura.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem