Com a aproximação do inverno e as temperaturas mais baixas, a precaução com a saúde deve ser aumentada. Além de provocar um aumento nos casos de doenças respiratórias, o período é propício para desencadear o aumento de dores musculares, nas articulações e problemas posturais, que podem desencadear, pela falta de cuidado, mais pedidos de afastamento dentro do ambiente corporativo.
Para evitar esse tipo de situação, que por vezes gera um gasto maior da empresa no cuidado com seus colaboradores, muitas organizações estão adotando um plano preventivo de promoção à saúde.
Nesse contexto, a quiropraxia surge como uma abordagem terapêutica eficaz para reduzir o afastamento de funcionários, melhorando a saúde musculoesquelética e promovendo o bem-estar geral, fator essencial para o sucesso de uma empresa. Uma maneira segura e não farmacológica de lidar com esse tipo de situação.
A quiropraxia é uma abordagem holística que se concentra no diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios do sistema musculoesquelético e nervoso. Os profissionais utilizam técnicas manuais, ajustes articulares e terapias complementares para aliviar a dor, melhorar a função e promover a cura natural do corpo.
O quiropraxista oferece orientações valiosas sobre ergonomia e postura correta, ajudando os funcionários a adotar hábitos saudáveis e reduzir a tensão física. Por meio de ajustes da coluna vertebral, exercícios e educação postural, previnem lesões e ajudam a melhorar a biomecânica dos colaboradores, promovendo a saúde mental no ambiente de trabalho, ao mesmo tempo que também experimentam níveis mais altos de energia e melhor qualidade do sono.
Diversos estudos demonstram esses benefícios. Uma revisão sistemática publicada no Journal of Occupational Rehabilitation mostrou que a quiropraxia estava associada a uma diminuição significativa do absenteísmo relacionado a dores nas costas dos trabalhadores e o estresse crônico, que desencadeia não apenas dores e tensões no corpo, mas também a diminuição da capacidade de concentração.
Isso acontece, pois os ajustes promovidos aumentam a circulação sanguínea e linfática que removem as toxinas do corpo e também liberam endorfinas, substâncias químicas naturais que operam como analgésicas e proporcionam essa sensação de bem-estar.
Quando os funcionários estão saudáveis e livres de dor, eles tendem a ser mais engajados e têm menos probabilidade de se afastarem do trabalho. Isso pode resultar em um ambiente mais produtivo e em um aumento geral na moral e no espírito de equipe.
Ao oferecer serviços de quiropraxia no ambiente corporativo, os funcionários podem receber tratamento imediato para suas dores e lesões, reduzindo assim a necessidade de tirar licenças médicas.
Além disso, pode ser uma importante estratégia dos empreendedores para melhorar a retenção de seus talentos. Os benefícios fornecidos demonstram o compromisso da empresa com o bem-estar e a saúde e podem ser um fator decisivo na escolha de permanência ou saída do trabalho pelo contratado.
*Sérgio Marques, é quiropraxista, acupunturista e terapeuta, Formado em várias técnicas de terapias orientais, como foco na diminuição das dores de coluna e patologias que tenham como consequência má circulação
https://www.distribuidorkenkopatto.com.br/