A compra e venda online, o famoso e-commerce, viabilizou inúmeras facilidades e oportunidades do mundo contemporâneo. O Brasil, quinto país mais conectado do mundo, figura entre os dez maiores mercados mundiais para o e-commerce. Paralelo a isso, aumentou-se expressivamente o uso de caixas de papelão ondulado. Tais embalagens conferem um método versátil e econômico para proteger, preservar e transportar uma ampla variedade de produtos.
Após a pandemia por Covid-19, onde as pessoas foram obrigadas a permanecer em isolamento social, houve uma revolução na forma de consumir, com um salto na oferta de produtos no ambiente online, e a ampliação de marketplaces. Com as limitações impostas pelas autoridades, a fim de conter o avanço da doença, o que se fazia em ambiente físico, migrou-se para o ambiente virtual.
Com o crescimento das compras no varejo digital, o mercado corporativo teve que se reinventar, e uma grande safra de novos empreendedores surgiram para atender a uma nova demanda: de pessoas que precisavam ter dentro de suas casas aquilo que elas tinham “lá fora” – dado o que era uma opção, se tornou a única opção. Outras mudanças no comportamento, como as consultas médicas virtuais, o home-office, o cine drive-in, e confraternizações por vídeo fizeram parte desse período – sendo que muitas dessas mudanças chegaram para ficar.
Dada a retomada do convívio social, e após o registro de uma queda em 2022 – reflexo de um patamar de comparação elevado com 2021 –, a Associação Brasileira de Embalagens em Papel (Empapel) fez projeções positivas para 2023 para o mercado de papelão ondulado. A entidade divulgou, com base nos estudos da Fundação Getúlio Vargas, um crescimento estimado de 3% a 3,5%.
A embalagem de papelão ondulado tem a segunda melhor taxa de reciclagem do Brasil, se colocando entre as melhores do planeta. Sua versatilidade permite assumir várias formas além da caixa e, por isso, é um dos principais instrumentos quando o assunto é o e-commerce. Além disso, devido à sua base, é possível imprimir logos e slogans das empresas, servindo assim como uma excelente ferramenta de marketing. Dessa forma, a indústria, que conta com um parque fabril moderno com uma impressora de última geração, ao oferecer esse recurso aos clientes confere um diferencial.
A constante evolução tecnológica que o mundo absorve todos os dias desafia as empresas a caminhar no mesmo ritmo. Entre outras vantagens, a indústria de papelão ondulado trabalha com matéria-prima sustentável, sendo um material que tem uma taxa de 90% de reciclagem, o que permite ocupar cada vez mais espaço no e-commerce, em substituição a outros materiais que levam mais tempo para se decompor.
O consumo online é um comportamento irreversível. Mesmo com o direito de ir e vir liberado, o mundo descobriu a comodidade de pedir comida por aplicativo e, mesmo se apaixonando por uma TV de última geração no shopping, o consumidor se habituou a usar os comparativos de preços na internet para saber se está prestes a fechar um bom negócio. Porém, uma coisa é certa, as embalagens de papelão estarão presentes em praticamente tudo no e-commerce, embalando, protegendo e transportando com segurança, de necessidades a desejos.
*Cícero Mário é diretor comercial da Delta Indústria de Caixas de Papelão. deltacaixaspapelao.com.br