Hospital público humanizou o
atendimento com musicoterapia e visitas domiciliares
O sistema de saúde público em
Goiás salvou milhares de vidas nestes nove meses de pandemia. Preparado, o
Estado abriu sete hospitais de campanha e adaptou outros quatro para atender os
casos mais graves. Só no Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin), 8.135
pessoas passaram por atendimento no Pronto Socorro Covid-19, entre junho e
novembro deste ano. Foram mais de 35 mil atendimentos no Pronto Socorro Geral
(janeiro a novembro).
A
unidade de saúde, administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento
– IMED, foi adaptada entre maio e junho para auxiliar no combate à pandemia do
Covid-19. O hospital passou a ter uma ala isolada, com leitos de enfermaria destinados
ao tratamento de pacientes diagnosticados ou com suspeita de contaminação pelo
vírus e inaugurou uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com oito leitos.
Para
manter a descontaminação, o Hutrin passou por processos de desinfecção com
pulverização eletrostática. Na maternidade, as mães receberam kits de higiene
pessoal. Neste período de pandemia, a unidade desenvolveu também um sofisticado
sistema de triagem, capacitou uma equipe multidisciplinar para atender os pacientes
internados na UTI, realizou visitas às casas das pessoas para fazer o
diagnóstico precoce, proporcionou testes de Covid-19 e EPIs a todos os
profissionais.
Benfeitorias
também foram necessárias para dar mais conforto a pacientes e familiares. A estrutura
do prédio passou por reforma com pintura interna e externa, além da plotagem dos
espaços para deixar o hospital mais moderno e acolhedor. Placas de sinalizações
internas e externas foram atualizadas, os leitos obstétricos foram reformados e
um tanque de oxigênio foi instalado.
“Oferecemos
à população a melhor medicina possível, treinamos as equipes de saúde para que
respeitassem ao mesmo tempo o sofrimento dos familiares e estivessem totalmente
capacitadas para atender os pacientes com excelência”, diz Getro de Oliveira
Pádua, diretor do Hutrin.
Humanização da saúde
Mesmo com
todos os cuidados, em alguns momentos do ano, a pressão sobre o sistema de
saúde levou autoridades do Estado a fazerem apelos à sociedade. A frase do ano foi
“fique em casa” e as palavras de ordem no Hutrin para toda a equipe de saúde
foram: resiliência, solidariedade e resistência.
Desta
forma, o hospital conseguiu oferecer à população da região de Trindade
atendimento de excelência e saúde humanizada. Foram dezenas de telefonemas
entre pacientes isolados e seus familiares, intermediados pela equipe de
enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos.
Na
enfermaria, os pacientes com sintomas do coronavírus puderam também acompanhar
um dos projetos de maior sucesso do IMED, o “Amor Cantado – Acolhimento
Musical”. As músicas acalentaram e trouxeram
esperança. Outro projeto importante foi o “Celebrando a Vida”, criado
pelos colaboradores, com o objetivo de levar
alegria e conforto aos pacientes aniversariantes.
Engajamento e capacitação
O
hospital também entrou em importantes campanhas nacionais de conscientização,
como o Outubro Rosa (câncer de mama), o Novembro Azul (câncer de próstata) e
Dezembro Laranja e Vermelho, destacando a necessidade do diagnóstico precoce
câncer de pele e o combate ao preconceito contra os portadores do vírus HIV.
A
capacitação dos colaboradores também foi uma preocupação constante da equipe de
gestão do IMED. Em 2020, o Hutrin promoveu treinamentos e palestras, como a
parceria feita o Instituto do Coração (Incor), do Hospital das Clínicas de São
Paulo. A equipe de fisioterapeutas participou de um curso de capacitação sobre
“Ventilação mecânica em fibrose pulmonar e doenças restritivas”, com o objetivo
de aprender as melhores e mais eficazes formas de tratamento para pacientes com
doenças restritivas em suporte ventilatório invasivo.
“Temos um compromisso permanente com a saúde da população de
Goiás. Novos desafios estarão por vir em 2021, mas estamos totalmente
preparados”, diz Pádua.