Desde que começou o tratamento, mais de 100 pacientes que passaram pela unidade de internação foram curados
Hospital de Urgências de Trindade. Foto: Divulgação.
O
Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) está fazendo a diferença no combate
ao Covid-19, não apenas na cidade, mas em toda a região. Desde o início da
pandemia, o Hospital atendeu mais de 5 mil pacientes, sendo 1.900 no mês de
agosto. “Estamos conseguindo atender e ajudar a população que mais precisa
neste momento tão difícil. Estamos colocando todos os recursos necessários para
amenizar a dor e sofrimento das pessoas”, afirma Getro Oliveira de Pádua,
diretor do hospital.
Atualmente,
o Hutrin conta com 22 leitos específicos para atendimento ade pacientes
diagnosticados com a Covid-19, sendo que oito deles fazem parte da Unidade de
Terapia Intensiva e 14 da enfermaria. Os leitos da UTI são equipados com
respiradores, monitores e bombas de infusão, aparelhos essenciais para o
tratamento de pacientes com sintomas graves da Covid-19.
Ao
todo, 101 pacientes que passaram por internação, seja na enfermaria ou na UTI,
receberam alta desde que o Hutrin iniciou os atendimentos específicos de
síndrome respiratória aguda grave.
Visita
domiciliar
Além
de oferecer atendimento presencial, o Hospital de Urgências de Trindade conta
com um sistema remoto inovador para mapeamento, triagem e acompanhamento de
pessoas com suspeita de coronavírus. O projeto A
gente se importa, implementado no início de agosto, já realizou
21 atendimentos domiciliares provenientes de cadastro online e 174 visitas de
monitoramento de usuários que passaram pelo hospital. “Essa é mais uma
ferramenta que está sendo utilizada aqui em Trindade para combater o
coronavírus”, diz o diretor do hospital Getro Oliveira Pádua.
O
paciente precisa acessar o sistema através do site https://hospital-hutrin.org.br/. O
menu Triagem da plataforma digital do hospital contém todas as
informações necessárias para realizar o cadastro. A pessoa responde algumas
perguntas sobre sua condição de saúde, complementa com os dados pessoais e
endereço e recebe o resultado na hora. Qualquer pessoa pode descobrir o grau de
risco.
Atendimento
de referência
Ao
assumir a gestão do Hutrin, o Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento
- IMED implementou um novo jeito de atender a população. Contratou mais gente,
investiu em equipamentos digitais, estabeleceu novos processos de gestão e um
programa de treinamento para colaboradores de todas as áreas. O resultado pode
ser expresso em números recordes de atendimentos e na diminuição no tempo de
espera no Pronto Socorro.
No
primeiro ano à frente do hospital, foram mais de 780 partos e 58 mil exames
laboratoriais entre setembro de 2019 e julho de 2020. “Nós poderíamos ressaltar
a instalação do Raio-X digital, do equipamento de telemedicina, do tanque de
oxigênio, mas isso é só meio. Importante sem dúvida, mas o que representa a
nossa gestão é o cuidado e a melhoria no atendimento à população”, ressalta
Getro de Oliveira Pádua, diretor do Hutrin.
Para as
pessoas que se consultam no Hutrin – vindos de Trindade e região – a
modernização do hospital veio em boa hora. Melhor equipado para atender
emergências, os pacientes não precisam mais obrigatoriamente ir a Goiânia. E,
nesse período de pandemia, é o Hutrin que socorre alguns pacientes da capital.
O hospital virou referência de bom atendimento.